Na última quarta-feira (22/01), o Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu um novo recorde de demanda instantânea de carga, alcançando 102.924 megawatts (MW). Este número representa a maior potência necessária para atender a demanda em um único momento, registrada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) às 14h31. O recorde anterior, de 102.478 MW, havia sido registrado em 15 de março de 2024.
Declarações do Ministro de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou sobre o marco:
“Temos adotado diversas medidas para garantir a segurança energética do país. Constantemente, divulgamos novos recordes, especialmente na geração de energias renováveis, como a solar, eólica e biomassa. Nossas hidrelétricas também têm se renovado graças aos trabalhos de prevenção, somados à ajuda dos céus com as últimas grandes chuvas.”
Condições Meteorológicas e Impactos na Demanda
No mesmo dia, foram registrados novos recordes de carga média diária no SIN, com 92.985 MWmed, e no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que alcançou 54.021 MWmed. O aumento foi influenciado diretamente pelas condições meteorológicas, especialmente pelas altas temperaturas registradas na região Sudeste, que intensificaram o consumo de energia.
Fonte: MME