MME e EPE apresentam estudos com ações norteadoras para promover o avanço da eficiência energética no Brasil

Compartilhe nas suas redes sociais

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentaram, no dia 17 de dezembro, um estudo com ações estratégicas para impulsionar a eficiência energética no Brasil. Durante o evento, foi lançado o Caderno de Ações Norteadoras para a Eficiência Energética, desenvolvido em parceria pelas duas instituições.

Importância da Eficiência Energética nas Políticas Nacionais

Thiago Barral, secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, destacou a relevância das políticas apresentadas. “Este é um trabalho que sintetiza um acúmulo de conhecimento e trabalho para nortear a formulação, monitoramento e o aperfeiçoamento das políticas de promoção de eficiência energética no Brasil”, afirmou Barral.

O estudo reforça que a eficiência energética é um pilar fundamental para ampliar o acesso a serviços energéticos, reduzir a pobreza energética e promover a transição para uma matriz mais sustentável.

Indicadores e Diretrizes Apresentados

O caderno inclui indicadores específicos para mensurar a eficiência energética e oferece orientações estratégicas para programas como o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Com recursos e ações estruturantes, o Procel é peça-chave para implementar essas políticas no país.

“É essencial resgatar os estudos recentes sobre eficiência energética e olhar para o futuro, construindo políticas mais eficientes”, concluiu Barral.

Conteúdo do Caderno de Eficiência Energética

A publicação reúne esforços históricos no tema, resgata conceitos importantes e apresenta ações voltadas para os setores industrial, de edificações e transportes. O documento também detalha a governança atual, as iniciativas nacionais e os estudos conduzidos pela EPE.

O objetivo é oferecer um conjunto de ações norteadoras que contribuam para potencializar a eficiência energética no Brasil, promovendo avanços sustentáveis em diferentes setores.

Fonte: MME

Saiba mais sobre o Seguro Garantia:

estudos eficiência energética seguro garantia

Seja um corretor de seguros Newe

Outras publicações

Assine nossa Newsletter