Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) caiu 0,49% em maio

Compartilhe nas suas redes sociais

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou queda de 0,49% em maio, após ter subido 0,24% em abril. No acumulado do ano, o índice avançou 0,74%, enquanto, nos últimos 12 meses, acumula alta de 7,02%. Em maio de 2024, o indicador havia subido 0,89%.

A retração foi puxada por quedas nos preços das matérias-primas agropecuárias e do minério de ferro. A expectativa positiva com a safra atual pressionou os preços de milho, soja e arroz para baixo. Além disso, a menor demanda global pelo minério de ferro contribuiu para a desaceleração do IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), que caiu 0,82% no mês.

Preços ao produtor e consumidor em desaceleração

No IPA, o grupo Matérias-Primas Brutas teve queda acentuada de -2,06% em maio, frente a -0,30% em abril. Bens Intermediários também recuaram (-0,33%), enquanto Bens Finais desaceleraram para 0,61%.

Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) também perdeu força, passando de 0,46% em abril para 0,37% em maio. Houve queda nas variações dos grupos Alimentação, Saúde, Comunicação e Educação. Por outro lado, habitação e despesas diversas registraram alta.

INCC desacelera com queda em materiais e mão de obra

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve alta de 0,26% em maio, inferior ao 0,59% de abril. O grupo Materiais e Equipamentos caiu 0,12%, enquanto Mão de Obra e Serviços também desaceleraram.

Com a combinação de fatores agropecuários, industriais e do setor de serviços, o IGP-M encerra maio com viés de baixa, refletindo um cenário de menor pressão inflacionária.

Fonte: FGV

Saiba mais sobre o Seguro Garantia:

índice preços mercado seguro garantia

Seja um corretor de seguros Newe

Outras publicações

Assine nossa Newsletter