Novo ransomware eldorado ataca Windows e VMware ESXi

Compartilhe nas suas redes sociais

Em março, um novo ransomware como serviço (RaaS) chamado Eldorado fez sua aparição, já comprometendo 16 vítimas nos Estados Unidos. Os setores mais afetados incluem o imobiliário, educacional, de saúde e manufatura. Desenvolvido em Go, o Eldorado apresenta versões para Windows e VMware ESXi, permitindo a criptografia de ambos os sistemas operacionais.

Operações e Promoção

Os operadores do Eldorado promovem o serviço em fóruns como o RAMP, visando recrutar afiliados qualificados para ampliar suas operações. Pesquisadores de cibersegurança estão monitorando de perto a atividade do Eldorado e conseguiram obter um criptografador do desenvolvedor.

Técnicas de Criptografia

O Eldorado utiliza o algoritmo ChaCha20 para criptografia, gerando uma chave única de 32 bytes e um nonce de 12 bytes para cada arquivo. Essas chaves são então criptografadas com RSA usando o esquema de preenchimento OAEP. Após a criptografia, os arquivos recebem a extensão “.00000001” e notas de resgate nomeadas “HOW_RETURN_YOUR_DATA.TXT” são deixadas nas pastas Documentos e Desktop.

Maximização do Impacto

Além de criptografar arquivos locais, o Eldorado atinge compartilhamentos de rede usando o protocolo SMB, amplificando seu impacto. Ele também apaga cópias de sombra nos sistemas Windows comprometidos, dificultando ainda mais a recuperação dos dados pelas vítimas.

Evasão de Detecção

Para evitar a detecção, o ransomware Eldorado não criptografa arquivos DLL, LNK, SYS e EXE, além de evitar arquivos e diretórios essenciais para o boot e a funcionalidade básica do sistema. Dessa forma, ele assegura que o sistema não se torne inoperável, evitando chamar a atenção imediata dos administradores de sistemas. Além disso, o Eldorado está configurado para se autodeletar após a execução, ajudando a evadir a análise forense e dificultando a resposta das equipes de segurança.

Conclusão

O surgimento do Eldorado ressalta a necessidade de reforçar medidas de segurança cibernética, especialmente em setores críticos. Manter sistemas atualizados, realizar backups regulares e treinar funcionários para reconhecer ameaças são passos essenciais para mitigar o impacto de ataques de ransomware.

Fonte: BoletimSec

Saiba mais sobre o Seguro Cyber:

ransomware windows seguro cyber

Corretor, cadastre-se na Newe Seguros

Outras publicações

Assine nossa Newsletter