As reformas de seguros aprovadas na Flórida no final da semana passada podem trazer “alívio muito necessário” ao mercado imobiliário, de acordo com a agência de classificação de crédito AM Best, mesmo que a capacidade permaneça limitada no curto prazo.
As novas leis, resultantes de uma sessão legislativa especial encerrada em 16 de dezembro, incluem a eliminação da atribuição de benefícios e honorários advocatícios unidirecionais para ações patrimoniais, além da redução do prazo para ajuizar ação reivindicação de suplemento.
A AM Best disse que considera essas mudanças “positivas para o crédito” para as seguradoras que operam na Flórida, visto que a eliminação da atribuição de benefícios e honorários advocatícios “pode reduzir significativamente as despesas de defesa e contenção de custos das seguradoras”. Ao mesmo tempo, reduzir o período para registrar uma reivindicação suplementar para apenas 18 meses poderia “aliviar as preocupações no mercado de títulos do tipo seguro sobre o capital ficar preso por longos períodos”.
No entanto, a eficácia desses planos continua dependente de como as contestações judiciais esperadas se desenrolarão. De acordo com a AM Best, os escritores nacionais provavelmente “permanecerão cautelosos” com o mercado de seguros imobiliários da Flórida até que os tribunais dêem sua decisão final. Além disso, como as seguradoras locais dependem fortemente do resseguro, as perdas que ultrapassam a cobertura do resseguro podem levar a mais insolvências, enquanto os aumentos nos custos do resseguro podem elevar os prêmios cobrados dos segurados.
“Os legisladores têm apontado para os elementos que influenciam o aumento dos custos do resseguro, mas o quão material será a economia potencial para as seguradoras sob a nova legislação dependerá se o mercado privado de resseguros interpretará as ações mais recentes como mitigações viáveis, uma vez que o risco de perdas por catástrofe permanece, ” disse o diretor associado da AM Best, Chris Draghi.
O comentário da AM Best também observou como o perfil de risco inerente da propriedade da Flórida continuará a influenciar os preços e o equilíbrio das apólices do mercado privado e da Citizens Property Insurance Corporation. No entanto, novas restrições aos segurados que adquirem cobertura dos Cidadãos “devem ajudar a mover o mercado em direção a preços atuarialmente sólidos”.
“As cinco maiores seguradoras de imóveis residenciais respondem por mais de 50% do mercado dos EUA fora da Flórida, mas apenas 15% do mercado na Flórida, demonstrando o quão terrível é a situação”, disse Sridhar Manyem, diretor sênior da AM Best para a indústria. pesquisa e análise. “O ambiente legal e o mercado de resseguros são dois temas significativos abordados pela sessão especial que podem, em última análise, tornar o mercado mais atraente, mas a eficácia da reforma exigirá tempo.”
Fonte: Insurance Business