Fernando de Noronha terá uma nova usina de energia solar fotovoltaica combinada com um sistema de baterias, parte do projeto Noronha Verde, que visa descarbonizar até 85% do consumo de energia do arquipélago, atualmente movido principalmente por diesel. O investimento estimado é de R$ 300 milhões.
Autorização para Expansão de Energia Renovável
Na última sexta-feira, o Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a Neoenergia Pernambuco a ampliar a geração renovável em Fernando de Noronha. A empresa agora tem 30 dias para apresentar um plano de investimento detalhado para o projeto. O Governo Federal, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, conduz a iniciativa, que será licenciada pela CPRH, com anuência do ICMBio.
Eficiência Energética e Sustentabilidade
Além da nova usina, ações educativas de eficiência energética estão previstas para conscientizar a população local sobre o consumo eficiente de energia, com foco na sustentabilidade. A ideia é garantir um fornecimento de energia de qualidade para os moradores e turistas da ilha, promovendo um sistema de consumo mais sustentável.
Segurança Energética e Armazenamento
Com a instalação de baterias, o sistema permitirá o armazenamento da energia solar para uso noturno ou em períodos sem produção direta, aumentando a segurança energética e a oferta de energia para os 140 mil visitantes e residentes de Noronha ao longo do ano. Importante destacar que o MME assegura que esses investimentos não trarão custos adicionais aos consumidores.
Histórico Pioneiro na Energia Solar
Fernando de Noronha já conta com projetos inovadores de energia solar. Em 2014 e 2015, a Neoenergia inaugurou as usinas Noronha I e II, que estão localizadas no Comando da Aeronáutica e na área de captação de água da Compesa. Essas usinas, com potência instalada de cerca de 1 MWp, produzem aproximadamente 100 MWh/mês, o equivalente a 10% do consumo de energia da ilha.
Fonte: Portal Solar
